Os Presidentes da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, DIIVANZIR CHIMIACHIO e da FENAFITO, EDSON STÉFANI, se reuniram com o Deputado relator do PL988/2015, DUARTE JR. do PSB/MA, no dia 22 de maio de 2024 no Anexo 4 sala 344 em Brasília.
A FENAFITO entregou em mãos, um ofício ao Deputado, sugerindo vários cálculos de atualização do valor do Piso Salarial, proposto no PL 988/2015, face ao tempo que ele tramita no Congresso Nacional, desde 2009, como PL 5979/2009, do então deputado Mauro Nazif.
O presidente EDSON STÉFANI, fez uma breve explanação da proposta, dizendo que os fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, sejam eles, de qualquer região do Brasil, devem ter seus ganhos iguais, porém, balizados, pelas remunerações mais expressívas, e não pelas remunerações que ficam na linha da pobreza.
O profissional que trabalha, em qualquer lugar do país, para se especializar, se atualizar, enfim agregar conhecimentos técnicos e científicos, investe a mesma quantia, daquele que investe seus recursos, em qualquer uma das 27 capitais do Brasil.
Foi dito ao Deputado que de 2009 até 2024, esse valor de R$ 4.800,00, está sem nenhuma atualização, e que a FENAFITO, não pode discriminar a remuneração dos seus profissionais, em qualquer que seja a região do Brasil, pois quem vai regular os ganhos de cada um dos profissionais no país, é o Piso Salarial.
Destacou o Presidente da FENAFITO, que esse valor do Piso, sem atualização, apenas REMEDÍA, não CURA, porém é melhor do que nada!!!
Disse ainda, EDSON STÉFANI, que no futuro, os sindicatos do país inteiro, terão muitas dificuldades de negociações nas CCTs – Convenções coletivas de Trabalho, para conseguir reajustes, visto que o projeto também não contempla, nenhum índice de reajuste.
Citando o que vem acontecendo com os Enfermeiros, exemplificou que o Sindicato dos Enfermeiros, de São Paulo, que desde a Sansão presidencial, do governo passado, ainda não conseguiram reajustar o piso, pois as empresas privadas não querem reajustar, sequer o Índice da Inflação, e o Sindicato não consegue fechar suas Convenções Coletivas de Trabalho.
O Presidente EDSON STÉFANI, disse ainda que, os dirigentes da FENAFITO estão trabalhando exaustivamente, pelo parecer FAVORAVEL DO DEPUTADO, no seu relatório e pela aprovação do PL 988/2015 na Comissão de Finanças e Tributação, no entanto, deixamos nossas ponderações, para que ele e seus assessores analisem, visto que os FISIOTERAPEUTAS e TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO BRASIL precisam ter um PISO SALARIAL NACIONAL, minimamente ATUALIZADO.